Seguradoras e Analytics: Quatro maneiras de obter benefícios com BI

por Eileen Kolev, Product Marketing Manager at MicroStrategy

Seguradoras e Analytics: 4 maneiras obter benefícios com BI

O Big Data está transformando o mundo dos negócios todos os dias. Com acesso a quantidades sem precedentes de informações sobre o desempenho dos negócios e o comportamento do consumidor, as empresas têm possibilidades quase ilimitadas de refinar seus produtos e serviços.

Veja o setor de seguros, por exemplo. É um modelo baseado no princípio do risco e um exemplo natural de como um bom aproveitamento dos dados pode ser utilizado para se tomar melhores decisões de negócios. Os clientes, tanto comerciais como pessoais, buscam apólices com base na probabilidade de algo ruim lhes acontecer, e as seguradoras oferecem cobertura com base em sua avaliação do custo de cobrir quaisquer sinistros.

Como uma indústria centrada em pessoas e rica em dados, as companhias de seguros têm muitas maneiras de refinar suas práticas de negócios usando a moderna análise de dados. Abaixo estão listadas quatro principais operações de seguradoras que podem ser transformadas usando técnicas modernas de analytics.

Vendas e distribuição

Para que as companhias de seguros tenham sucesso, elas precisam fornecer aos representantes de vendas informações que os ajudem a fazer recomendações rápidas e precisas quando estão com corretores ou clientes. As soluções tradicionalmente utilizadas pelas equipes de vendas não estão prontas para atender as suas necessidades de mobilidade e muitas vezes deixam seus usuários com dificuldades para encontrar informações detalhadas sobre clientes individuais ou potenciais clientes, o que lhes reduz a eficácia de vendas.

As ferramentas de BI modernas agora fornecem aos representantes de vendas acesso móvel a recursos que aumentam sua produtividade e dão às equipes de vendas uma vantagem sobre a concorrência. Pense em mapas sensíveis ao contexto que ajudem a determinar qual conta visitar em seguida, conteúdo multimídia, como apresentações de vendas e vídeos de treinamento, ou acesso em tempo real à análise de cotações, padrões de compra e dados demográficos.

Detecção de Fraudes

A detecção de fraudes é a maior prioridade para os profissionais de seguros que lidam com sinistros. Como você identifica inconsistências antes que um grande pagamento seja feito? A maioria das soluções de fraude no mercado hoje é baseada em regras e, infelizmente, é muito fácil para os fraudadores manipularem e contornarem estas regras.

A análise preditiva, por outro lado, usa uma combinação de regras, modelagem, pesquisas de banco de dados e relatórios de exceções para identificar fraudes com mais rapidez e eficiência em cada estágio do ciclo de sinistros.

Análise de Riscos e Gestão de Sinistros

O processo de sinistros é normalmente a maior despesa individual para uma seguradora, por isso é fundamental que esse processo seja o mais eficiente e eficaz possível. Os responsáveis por processar pedidos e avaliadores de análise de riscos classificam os pedidos através de uma quantidade incrível de dados – desde anotações manuscritas dos avaliadores até dados de listas de fraudes e informações armazenadas em bancos de dados de gerenciamento de sinistros. A precisão dos cálculos do analista de riscos é um fator crítico para o sucesso da seguradora e, se os cálculos não forem precisos, a empresa corre o risco de ter um preço acima do mercado ou até mesmo de sofrer perdas significativas com o pagamento inesperado de sinistros. E com tantas reivindicações, é imperativo que os avaliadores encontrem maneiras de simplificar seus processos.

Poderosas ferramentas de analytics permitem que os analistas de riscos atuem com confiança em grandes quantidades de dados relacionados ao histórico de crédito do cliente, riscos, informações de mercado e muito mais. Além disso, a análise permite que os avaliadores de sinistros avaliem com facilidade dados críticos relacionados a informações sobre políticas, relatórios policiais, perda, frequência, gravidade e muito mais. Ao tornar os aplicativos móveis, os avaliadores podem acessar as informações de sinistros em qualquer lugar e inserir diretamente fotos ou anotações de cenas de acidentes, oficinas de reparo ou outros locais relevantes.

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Customer Insight e Gerenciamento

Como em qualquer indústria, o mercado de seguros está em constante evolução e as seguradoras que não conseguem acompanhar as mudanças arriscam as suas margens de lucro e perdem participação de mercado para concorrentes. Dadas as oportunidades limitadas de tempo de contato com os clientes, é especialmente importante que as seguradoras aproveitem ao máximo cada interação eles. Uma maneira de ficar à frente da curva é analisando os dados para obter maior percepção das preferências e do comportamento dos consumidores. Perfis abrangentes de clientes fornecem uma melhor compreensão das preferências dos clientes, estilos de vida, interações com o call center e outras características importantes. As seguradoras podem aproveitar esses dados para ofertar serviços altamente relevantes e personalizados.

As mídias sociais, por exemplo, fornecem uma fonte particularmente rica de dados, com informações acessíveis quase em tempo real. Isso permite que as seguradoras criem campanhas de marketing mais inteligentes, se adaptem mais rapidamente ao feedback do consumidor e criem produtos com base nas preferências do consumidor.

Analytics e big data estão afetando todos os setores de diferentes maneiras, mas é certo que o setor de seguros é um dos principais inovadores na adoção de BI. O Analytics pode sinalizar sinistros para uma inspeção mais detalhada, equipar os times de vendas com informações sobre as oportunidades de vendas e upsell e fornece mais informações sobre a experiência e as preferências do cliente.

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