A ascensão do Chief Data Officer

por Tom Griggs

A ascensão do Chief Data Officer

Logo após o Evanta CDO Summit da Gartner, em São Francisco, trago algumas impressões com relação ao papel e impacto do cargo de Diretor de Dados / Diretor de Analytics (Chief Data Officer – CDO/Chief Analytics Officer – CAO) na organização. As estatísticas que mostram as taxas de crescimento exponencial e explosivo dos dados não são novidade para ninguém. É indiscutível o crescimento da quantidade de dados coletados e armazenados pelas organizações na última década. Aqui há algumas estatísticas que evidenciam o volume desse crescimento:

  • Desde 2017, existem 2,7 zettabytes de dados no universo digital.
  • A produção de dados em 2020 será 44% maior do que em 2009.
  • A IDC estima que, até 2020, as transações comerciais na Internet (B2B e B2C) cheguem a 450 bilhões por dia.

A função do Chief Data Officer

Em grande parte, devido ao crescimento acelerado dos dados, os Diretores de Dados e de Analytics (CDOs e CAOs) desempenham alguns dos papéis mais desafiadores em reuniões de diretoria. Todo esse crescimento é o que levou a The Economist a declarar que o recurso mais valioso do mundo não é mais o petróleo, mas sim os dados.

Se os dados são o novo petróleo, então o Diretor de Dados seria o novo chefe de perfuração de poços pioneiros (wildcat) e o software de analytics, a nova plataforma de perfuração? A analogia faz sentido, mas também demonstra os riscos de se fazer isso de forma errada. Uma das frases mais ouvidas durante o Evanta CDO Summit foi “não tente fazer isso em casa”. Em outras palavras, os desafios são complexos. Entre eles:

  • governança de dados
  • qualidade dos dados
  • percepção e análise ágeis
  • armazenamento (nuvem vs. nas instalações vs. híbrido)
  • conformidade normativa de previsão (por exemplo, Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia)

Segundo os CDOs e CAOs com os quais conversamos na cúpula, esses e outros problemas têm sido uma batalha para todos, sendo os principais desafios do crescimento de dados. As exigências de conformidade estadual e local são a principal preocupação. A maioria dos Diretores de Dados considerou o GDPR como um teste de como lidar com a próxima inundação de regulamentações de dados imposta pelo governo. A Lei de Privacidade da Califórnia já está sendo considerada um modelo nacional.

(Veja a declaração de abertura do autor da Lei e presidente Alastair Mactaggart na audiência do Departamento de Comércio do Senado sobre privacidade de dados do consumidor.)

A boa notícia é que os Diretores de Dados e de Analytics com quem conversamos no evento estão conscientes dos desafios que terão pela frente e estão se preparando o máximo que podem para o futuro. As oportunidades no mercado para que as organizações explorem os poços de petróleo metafóricos de dados são tão explosivas quanto o crescimento deles, mas fazê-lo com segurança e de maneira sustentável determinará quem sobreviverá a esses primeiros dias “de perfuração” de dados.

Então, você acha que quer ser um Diretor de Dados? Dê uma olhada nesta postagem para saber se você se encaixa nas exigências necessárias para a função de Chief Data Officer. Deseja saber o que Ray Wang, autor de Constellation Research Founder e Disrupting Digital Business, pensa sobre o papel do Diretor de Dados? Obtenha informações e conselhos deste consultor da Global 2000 O papel dos Dados na Transformação Digital.

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Tom Griggs é gerente de Field Marketing da MicroStrategy, onde ele cobre a Região Oeste da América do Norte, apoiando e desenvolvendo uma variedade de iniciativas de marketing. Tom presta suporte a três diretores regionais de vendas e vinte executivos de contas na região. A experiência de Tom em marketing começou em analytics e inclui serviços de integração de dados, gerenciamento, governança e consultoria para vários fornecedores de software corporativo e sua comunidade de canais parceiros. Sua experiência inclui marketing de canais, sistemas de automação de marketing, marketing experiencial e de eventos, desenvolvimento de programas de geração de demanda, marketing baseado em contas e desenvolvimento de negócios.