Inteligência Artificial, BI e análises preditivas

por Flávio Bolieiro, VP MicroStrategy Latin America

Para algumas pessoas, a Inteligência Artificial (IA) é fascinante devido à influência dos filmes de ficção científica que há muito tempo nos mostram robôs inteligentes e máquinas com consciência própria. Mas para mim, o encanto é outro. Estou em contato direto com a Inteligência Artificial no meu dia a dia, utilizando todo o seu potencial para transformar o futuro a partir do aqui e agora, e posso garantir que vê-la acontecer na realidade é muito mais interessante do que sonhar com suas possibilidades pela tela do cinema.

Você deve estar se perguntando: Como a transformação com Inteligência Artificial é possível?

Atuo em uma companhia que há mais de 20 anos é especialista em soluções de análises de dados e Business Intelligence (BI) e, neste segmento, a Inteligência Artificial chegou para proporcionar um salto de qualidade nos resultados obtidos. Por meio de algoritmos que simulam o raciocínio humano, a IA automatiza a análise de dados, que vinha sendo feita apenas pelos profissionais da área, oferecendo informações complementares e mais precisas, assertivas e, o que julgo ser mais interessante, preditivas.

Entenda como a Inteligência Artificial irá enriquecer o BI e alcançar insights preciosos para seu negócio!

Quer saber um pouco mais como funciona a Inteligência Artificial na prática?

Um exemplo clássico de BI:

Um e-commerce processa milhares de pedidos todo mês. Os analistas de BI conseguem, por meio de suas ferramentas, fazer diagnósticos dos motivos que levam a picos de vendas, de porquê os clientes abandonam o carrinho e, com base nisso, planejar ações futuras, como promoções e ofertas.

Neste cenário, a Inteligência Artificial entra como reforço, com sua a capacidade de atualizar parâmetros automaticamente, em tempo real, e com maior volume, de acordo com o comportamento dos consumidores – algo que levaria horas ou dias para ser configurado por um analista. Com isso, o e-commerce consegue rápidas respostas a flutuações que venham a ocorrer, com previsões mais acuradas dos resultados a serem obtidos.

Considero que o principal benefício da união entre BI e Inteligência Artificial é a possibilidade de tomar decisões de negócio mais acertadas. Quanto mais informações temos, melhor é a nossa capacidade de reagir a um problema, certo? E todas as empresas buscam isso. Assim, cada vez mais, as organizações precisarão investir em soluções que integrem estas tecnologias, para se manterem competitivas nesse mercado onde a transformação digital chegou para mudar as regras do jogo.

Gostaria de saber mais sobre como obter as melhores estratégias em seu negócio? Não deixe de conferir: Como tomar decisões acertadas ao escolher seu parceiro de Analytics e BI

Por fim, em meu último artigo, destaquei a previsão do Gartner de que, em breve, a IA estará presente em 90% das plataformas de BI mais modernas. E, diante de tudo o que escrevi acima, afirmo sem medo de errar que a Inteligência Artificial é o futuro do BI. Sua empresa já está preparada?

*Artigo postado originalmente no LinkedIn de Flávio Bolieiro Vice-presidente da MicroStrategy Latin America, que atua  há 30 anos com TI e aplicações corporativas. Nos últimos 17 anos, tem trabalhado ativamente com soluções de Business Intelligence, desde desenvolvimento de parcerias estratégicas até implementação de projetos para clientes-chave nos setores público e privado. Seu conhecimento sobre inteligência de negócios é profundo, motivo pelo qual é frequentemente convidado a falar sobre o assunto na imprensa e em eventos de mercado.