Sua empresa é inteligente? Conheça 7 estágios que ajudam a identificar a maturidade de sua empresa

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Nos dias de hoje é crucial criar empresas inteligentes que saiam de pensamentos padrões, repetitivos e passem a desenvolver soluções criativas que alavanquem os negócios.  É importante ser dito que uma empresa inteligente não é aquela que detém um grande volume de dados e sim a que consegue adquirir conhecimento através deles, analisá-los e transformá-los em sabedoria. Obter informações não é difícil, mas outra coisa é entendê-las para melhorar as oportunidades de mercado e o relacionamento com os clientes. A tecnologia deve ser um apoio para isso já que sozinha não é capaz de mudar muita coisa.

É possível, através dessa inteligência de dados, saber qual produto a empresa mais vende; quando um cliente em potencial entra na loja (online ou física), entender este cliente e até enviar promoções no mobile de acordo com o seu perfil, entre outros inúmeros exemplos.  A análise inteligente dos dados antecipa desafios e oportunidades e transforma-os em lucro, proporcionando maior agilidade no crescimento. Uma empresa inteligente consegue melhorar produtos, serviços, eficiência operacional e cortar custos com velocidade, levando maior visibilidade para o mercado e para a sociedade.

E para chegar no nível máximo, é preciso entender em qual estágio de maturidade no uso dos dados para tomar decisões está a sua empresa. Foram identificados 7 estágios, apresentados abaixo. A seguir alguns pontos de melhoria para ajudar a identificar e o seu momento e avançar para o próximo estágio de uma empresa inteligente, podendo assim extrair mais valor dos seus dados!

Estágio #1 Ferramentas Fragmentadas

Uso de ferramentas fragmentadas para tomar decisões, como aplicações desktop isoladas e desconectadas dos servidores corporativos, para construir relatórios no Excel;

Estágio #2 Ambiente Fragmentado

Embora exista a criação de soluções departamentais para análise de dados, ainda convive em um ambiente fragmentado e com problemas inconsistências e definição centralizada dos dados;

Estágio #3 Disposição de um banco de dados empresarial

Dispõe de um banco de dados empresarial e começa a criar um ambiente de análise de dados corporativo. Mas, continua com ferramentas fragmentadas, sem uma base única e com informações não governadas;

Estágio #4 Ínicio de análise de dados empresariais e departamentais

Começa a analisar os dados tanto empresariais quanto departamentais da empresa em dispositivos móveis e começa a integração nos servidores corporativos;

Estágio #5 Análise de dados em ambiente de mobilidade

É onde a maioria das empresas deveria encontrar-se: a análise de dados em ambiente mobilidade faz-se totalmente presente e um olhar corporativo integrado começa a tornar-se fundamental; as primeiras iniciativas de AI (Inteligência Artificial) começam a aparecer nos departamentos, mas ainda sem uma integração e governança corporativa;

Estágio #6 Visão 360° dados integrados

Já tem uma base única de conhecimento, visão 360° dos produtos e clientes, dados integrados com governança, segurança e padronização de conceitos; iniciativas de AI começam a dar bons resultados, melhoram a tomada de decisão e ganham maior interesse da corporação;

Estágio #7 Tomada de decisão em ambiente único e integrado

Todos os dados utilizados para tomada de decisão em um ambiente único e integrado, a empresa consegue conectar qualquer dado e gerar relatórios e análises em geral para todos os departamentos da empresa a partir do analytics, com segurança e usando ferramentas como IoT (Internet das Coisas), AI (Inteligência Artificial), Telemetria, Big Data, Voice Bots, Realidade Aumentada e Virtual etc.

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