Data Analytics: Como levar a informação para todos os lugares pode mover os negócios

Data Analytics: Como levar a informação para todos os lugares pode mover os negócios
Cynthia Bianco-Country manager at MicroStrategy

 

Entenda como o Data Analytics vem transformando a dinâmica do mercado.

Temos falado de como o analytics tem mudado completamente não só a cultura das empresas, como também alterado a dinâmica do mercado. Recentemente concedi uma entrevista para a Revista Isto é Dinheiro, falando o quão importante é democratizar a informação. A ideia foi debater como o fato de que, ao contrário do que se imagina, compartilhar as informações com os outros não significa perder o poder. Na verdade, ao levar a inteligência para tudo e para todos faz você ganhe mais representatividade e conquiste bons resultados.

Antes os executivos, em especial da área financeira, eram vistos e até mesmo eles consideravam-se os donos da informação. Todos os dados da empresa estavam sob sua responsabilidade e eles decidiam quando e como compartilhar com as demais esferas. O que acontecia era que algumas pessoas tinham a falsa percepção de que estavam trabalhando com dados atualizados, mas que na verdade, não eram tão atuais. Fora o risco de ir buscar em fontes não confiáveis, afinal se você não tem acesso direto, começa a procurar de onde pode tirar. Esse cenário nem sempre corresponde ao que está acontecendo naquele momento e pode gerar interpretações equivocadas. Porém, esse é um jeito já ultrapassado de pensar.

Quanto mais você trava as informações e mais você as guarda, mais chances de você não sobreviver nos próximos anos. Além disso, se você não tiver agilidade de acessar seus dados em real time, você também deixará de existir. Isso porque a realidade está muito disruptiva, todos os dias surge uma empresa, com algo que você nem imagina e que quebra seu mercado. A não abertura das informações, o não compartilhamento e a não democratização com segurança podem fazer com que no futuro próximo você deixe de existir ou tenha que modificar completamente seu negócio.

A concepção hoje é prover a informação certa e atual para todos e com isso deixar todo mundo mais empoderado para que tomem decisões melhores. Abrir e democratizar os dados faz com que as pessoas sintam-se parte atuante e passem a agir agora e não esperar amanhã. Então, não se trata de melhorar apenas a eficiência operacional, mas sim melhorar a agilidade e provocar mudanças na empresa.

Levar a inteligência para todos os cantos é também sinônimo de transparência. Esse é um conceito razoavelmente novo, que surgiu há mais ou menos cinco anos e que derruba a teoria de oferecer informações sob demanda apenas para quem tem relação direta com aquele dado ou, o que é pior, guardar a informação para si. Espalhar dashboards em painéis por toda a empresa e mostrar, em tempo real, o que acontece nos negócios, ajuda sem dúvida na busca por melhores resultados, pois abre espaço para que outras pessoas deem ideias “out of the box. Esse é o próximo passo para quem quer ser mais eficaz e ter sua produtividade ampliada.

É preciso derrubar o pré-conceito de que segurança está atrelado ao fato de ter um guardião dos dados. Sou bastante crente que as empresas que serão bem-sucedidas no futuro são aquelas que tomam decisões mais informadas e usam dados para inovar seus processos. Afinal, o analytics pode ampliar a visão de futuro, melhorar a tomada de decisão e ajuda a antecipar os problemas.

Cynthia Bianco

Country manager at MicroStrategy

 

Data Analytics: Como levar a informação para todos os lugares pode mover os negócios