O que o analytics pode fazer para ajudar a aumentar as vendas de final de ano

por Celso Oliveira, Country Manager MicroStrategy Brasil

Data Analytics pode ajudar a aumentar as vendas de final de ano

O natal é o momento mais importante para o varejo, sem dúvida. As empresas do setor buscam maneiras de preparar-se para essa data e encontrar formas inovadoras de obter uma visão 360º de seus clientes e de aumentar a margem, investindo em soluções criativas que proporcionem o crescimento dos negócios. E a tecnologia, obviamente, representa uma grande mola propulsora.

Você sabia que empresas orientadas a dados têm 23 vezes mais chances de conquistar novos clientes, seis vezes mais de reter e 19 vezes mais chances de serem lucrativas no que diz respeito a resultados? Pois sim. Esses dados foram extraídos de uma pesquisa do Instituto McKinsey Global.

Nesse contexto, realidade aumentada, inteligência artificial, analytics e IOT são grandes apostas e a conexão dessas inovações é capaz de trazer oportunidades interessantes para os negócios. Afinal, detalhar os dados para obter insights, visando saber quem são os clientes, o que eles gostam, o que eles querem, quando querem e o que eles gostariam que fosse oferecido em tempo real e no futuro, é o sonho de qualquer varejista.

Dados em tempo real de fornecedores, prateleiras inteligentes em lojas, inventário por loja ou região e por caminhões, por exemplo, ajudam a manter os varejistas e clientes informados sobre a disponibilidade do produto – uma vantagem para todos, especialmente por manter os clientes com o espírito das festas de final de ano, ou seja, felizes e satisfeitos.

Os Varejistas mais inovadores em todo mundo estão aproveitando os dados que já possuem, como o feedback de clientes, informações pessoais, pesquisas de produtos e histórico de compras, juntamente com insights extraídos de mídias sociais, dispositivos digitais, voz e sensores de IoT, para criar melhores campanhas de marketing; ter experiências inovadoras juntando a experiência online e off-line; analisar e melhorar as experiências de compras on-line; tornar o atendimento ainda mais personalizado; trazer mais conveniência ao cliente e até mesmo aprimorar a contratação de mão de obra.

E você, já pensou o quanto usar o analytics pode trazer de vantagem competitiva e fazer toda a diferença nessa e em todas as outras épocas do ano? E aguarde que muitas novidades virão daqui para frente! Temas como analytics integrado, hyperintelligence e mobilidade estarão cada vez mais em evidência e serão fortes aliados para o varejo.

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* Artigo postado originalmente no LinkedIn de Celso Oliveira, Country Manager da MicroStrategy no Brasil, empresa pioneira na área de BI, analytics e em aliar a mobilidade, realidade aumentada e linguagem natural  com plataformas analíticas.