Análise de dados e visão garantem diferencial competitivo

Análise de dados e visão garantem diferencial competitivo

Quem trabalha no mercado de BI sabe que não existe milagre. Um projeto bem sucedido não depende só da tecnologia, mas também da metodologia utilizada, da maturidade da empresa em relação à análise de dados e da visão de futuro dos tomadores de decisão.

Mais do que atuar com foco na geração de resultados, com preocupação constante em inovar, adaptar-se às tendências e prontificar-se para atender às necessidades que surgem, é importante entender os sinais de mudança do mercado. Por isso, analistas de dados e demais profissionais que lidam com um imenso volume de informações diariamente precisam de uma ferramenta de BI capaz de lhes entregar um panorama amplo sobre cada situação.
Análise de dados e visão garantem diferencial competitivo

Analistas de dados precisam de uma ferramenta completa e alimentada em tempo real

Saiba qual a Importância de boas plataformas de Análise de Dados

Plataformas robustas de análise de dados disponibilizam mais do que um cenário. Ajudam pessoas e empresas a enxergarem com clareza o próximo passo, contribuindo para o crescimento de uma organização, a conquista de novos clientes e a entrega de um serviço diferenciado e alinhado às principais tendências de mercado.

Análise de dados e visão garantem diferencial competitivo
Analytics oferece análise preditiva para acelerar a conquista de resultados reais

Diante de um universo em transformação, atualmente impulsionada pela 4ª Revolução Industrial, mais do que conhecimento, os profissionais precisam ter à mão tecnologias modernas de analytics, que permitam, não só entender a situação atual, mas também prever as mudanças que estão por vir. Identificar o movimento do mercado e preparar-se para o futuro com antecedência é fundamental para não ficar para trás na corrida pela liderança.

A cada novo passo, a tecnologia aprofunda suas transformações nas empresas, porém ao longo dos últimos anos algumas organizações não conseguiram interpretar os dados e não enxergaram os sinais da mudança, perdendo a liderança do setor e, às vezes, fechando suas portas. É o caso da Kodak e da Blockbuster. Na década de 1970, a Kodak chegou a ter 80% do mercado de câmeras e 90% do de filmes fotográficos. Além disso, na época, inventou a câmera digital, mas engavetou a tecnologia para não impactar no mercado de filmes. Duas décadas depois, elas quebraram. Já a Blockbuster foi a maior franquia de locadoras de DVD do mundo, mas faliu após o surgimento dos serviços de streaming, como Netflix.

Mais informações sobre Análise de Dados

Muitas vezes, o tempo gasto para entender para onde o mercado está indo diante das transformações é enorme e, quando as pessoas conseguem ter uma visão clara do cenário que está se formando, a oportunidade de acompanhá-lo já se foi. Porém, existem inúmeras tecnologias que simplificam esse processo de interpretação de dados, como big data e BI. Essas ferramentas são ainda mais essenciais em momentos de mudanças drásticas, como o atual, em que analisar os dados com profundidade e agilidade pode garantir o futuro de uma empresa.

São elas que ajudam a organizar a imensidão de dados, identificar padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes. Isso simplifica o data mining e a tomada de decisão — tanto de definições corriqueiras quanto das mais complexas, que podem, inclusive, mudar o direcionamento estratégico de um negócio.

Ao oferecer uma visão profunda do cenário e possibilitar uma análise exploratória dos dados, plataformas de BI ajudam organizações do mundo todo, dos mais diferentes segmentos, a alcançarem o tão esperado ROI, serem mais lucrativas, reduzirem custos e atravessarem desafios cruciais para continuarem crescendo e caminhando em direção ao futuro.

Além disso, por terem uma interface simples e intuitiva, as ferramentas de BI podem ser usadas por todos os colaboradores, contribuindo para democratização da informação nas empresas. Ao disseminar o acesso, as plataformas de análise de dados empoderam profissionais de todas as áreas, que passam a extrair valor dos sistemas e transformar a análise de dados em resultados reais, possibilitando melhores respostas aos problemas de negócio, tomadas de decisões mais inteligentes, além de garantir a competitividade das organizações.


Análise de dados e visão garantem diferencial competitivo
Análise de dados e visão garantem diferencial competitivo