A matemática do Big Data: principal aliado na Transformação Digital

“A matemática está em tudo” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e tem tudo a ver com Transformação Digital.

O objetivo do Ministério da Ciência e Tecnologa ao escolher essa disciplina como tema foi mostrar como ela faz parte do cotidiano das pessoas e também como ela está totalmente inserida dentro das principais e mais recentes tendências tecnológicas.

A matemática do Big Data: principal aliado na Transformação Digital

Big Data: Qual sua relação com transformação digital?

É simples: ela é a base para as tecnologias mais atuais e promissoras, como big data, bussiness intelligence e analytics, que ajudam a levar a inteligência para todos os lugares, diferentes dispositivos e conduzem à transformação digital. Sem os modelos e fórmulas matemáticas, o trabalho com o grande volume de dados gerado atualmente, a variedade de fontes e, principalmente, a alta velocidade de processamento exigidos pelo Big Data, seria muito mais difícil de ser realizado.

Para acompanhar tendências

A inteligência artificial, outra tecnologia da vez, também envolve modelos matemáticos complexos que identificam os padrões e permitem a realização de análises preditivas e prescritivas. O analytics e o business intelligence também se utilizam de modelos matemáticos, o que implica na vantagem de poderem ser atualizados automaticamente. E unindo uma série de variáveis, inseridas dentro de um contexto maior, esses modelos permitem que o algoritmo (olha aí a matemática novamente) seja modificado sem nenhum tipo de intervenção humana, de acordo com os dados que são recebidos. Por isso, um profissional de Big Data deve conhecer e dispor de sólidas competências matemáticas.

Transformação Digital com Big Data: Um novo panorama profissional

O mercado para este tipo de profissional é extremamente promissor, pois não há um único segmento que não seja beneficiado pela abundância de dados disponíveis. Mas, uma boa dica é que além de que tecnologia e conhecimento em estatística, o matemático também domine o negócio. Será essa união de competências que permitirá ao Cientista de Dados extrair valor dos dados com mais assertividade para o negócio.

Afinal, no mundo atual, saber o que fazer com os dados do ponto de vista do negócio é mais importante do que conhecer a tecnologia.


A matemática do Big Data: principal aliado na Transformação Digital